Como colocar seu site no topo do Google

Como colocar seu site no topo do Google- Reprodução Pexels

Se você trabalha em qualquer área do marketing digital, sabe a importância de colocar seu site no topo do Google. Afinal, quanto melhor a posição no maior buscador do planeta, maior a visibilidade e as chances do internauta escolher o seu conteúdo ao invés dos demais.

Mas como chegar lá? Afinal, são literalmente milhões de sites, blogs, e commerces, páginas de venda, etc, disputando as primeiras posições das search pages. Sem contar os anúncios do Google AdSense que ficam inexoravelmente por lá.

É claro que investir em tráfego pago para que o Google mostre seu site primeiro é sempre uma boa opção. No entanto, para quem não tem um orçamento considerável, isso pode ser impossível. Isso porque mesmo esses lugares pagos são concorridos, uma vez que o Google opera por meio de um leilão entre os interessados em cliques.

Em outras palavras, quem paga mais consegue aparecer com mais frequência e evidência.

A boa notícia é que existem outras formas de conseguir aparecer nas primeiras posições do Google e de outros buscadores. Essas formas consistem em estratégias para angariar aquilo que soa como música para os administradores de sites: tráfego orgânico.

E não importa se você só quer obter uma renda extra na Internet ou criar um negócio digital de sucesso: o tráfego orgânico é essencial.

Para te ajudar a conquistar isso, hoje trouxemos um guia completo de como colocar seu site no topo do Google. É só continuar lendo até o final e aproveitar.

Como colocar seu site no topo do Google: mas por que o Google?

Quando falamos em mecanismos de busca, não tem como não pensar imediatamente no Google. Para se ter uma ideia da grandiosidade desse buscador, veja esses números:

  • Cerca de 3,5 bilhões de buscas são realizadas no Google todos os dias. E isso representa impressionantes 63 mil buscas a cada segundo, de acordo com pesquisa da Internet Live Stats;
  • Mais de 90% das buscas na web realizadas no mundo e 99% daquelas feitas pelos brasileiros são no Google, segundo a Statista e a Conversion, respectivamente;

Portanto, mesmo que as dicas que vamos dar sirvam para qualquer buscador, como o Bing e o Yahoo!, por exemplo, vamos citar o Google como principal foco por razões óbvias.

E por que o topo?

Outro ponto importante que precisamos frisar é a necessidade de buscar não só aparecer nas search pages do maior motor de busca, mas também no topo delas. Afinal de contas, uma outra pesquisa, dessa vez da Baclinko, mostrou que mais de 50% dos internautas clicam em um dos 3 primeiros resultados quando fazem busca no Google.

Já a State of Search Brazil 2, realizada pela agência de SEO Hedgehog Digital junto com a Opinion Box, revelou que mais de 60% dos usuários clicam em resultados na primeira página. Aliás, o mesmo levantamento demonstrou que 13% clicam no primeiro resultado, independente de ser anúncio ou não, enquanto 27% clicam no primeiro logo após os anúncios.

Sendo assim, tenha como foco principal colocar seu site no topo do Google.

Como colocar seu sute no topo do Google- Reprodução Pexels
Como colocar seu site no topo do Google- Reprodução Pexels

Estratégias para chegar aos primeiros resultados de pesquisa

A necessidade de se estar nas primeiras colocações dos buscadores é tanta que existe um conjunto de estratégias para otimizar os conteúdos para esse fim: o SEO (Search Engine Optimization).

Desse modo, o primeiro passo para colocar seu site no topo do Google é aplicar essas estratégias. A saber, você pode usar o SEO em diversas áreas, como nos posts, nas páginas, no nome do site, dentre outros.

Para te ajudar a colocar isso em prática, vamos te mostrar as principais estratégias nesse sentido.

1. Otimize o seu site para SEO

A primeira dica é garantir que o seu site esteja otimizado para mecanismos de busca. Isso inclui a utilização de palavras-chave relevantes nos títulos, descrições, URLs e conteúdo do site.

Estratégias de SEO (Search Engine Optimization) são essenciais para melhorar a visibilidade online de um site. Afinal, como vimos, o Google é o mecanismo de busca mais popular e utilizado em todo o mundo, e é por isso que é importante compreender e implementar as estratégias corretas de SEO para alcançar um posicionamento favorável nos resultados de pesquisa.

Existem diversas estratégias que podem ser aplicadas para melhorar o ranking de um site no Google. Uma dessas estratégias é o uso de palavras-chave relevantes. Isso porque, quando alguém pesquisa algo, o Google coloca os resultados que mais se aproximam do que a pessoa pesquisou primeiro.

Desse modo, identificar as palavras-chave corretas é fundamental para que o Google possa entender qual é o conteúdo do seu site e mostrá-lo nos resultados de pesquisa adequados. É importante fazer uma pesquisa de palavras-chave para identificar as mais relevantes para o seu nicho e incorporá-las de forma natural ao longo do seu conteúdo.

Para isso, você pode usar ferramentas como o SemRush, o UberSuggest, dentre outras.

2. Crie conteúdos de qualidade

Outra estratégia importante é a criação de conteúdo de qualidade. Isso porque o Google tem como objetivo fornecer aos usuários resultados relevantes e úteis. Por isso, é fundamental criar conteúdo único, atualizado e que responda às perguntas e necessidades dos usuários. 

Além disso, é importante otimizar o conteúdo com palavras-chave relevantes e incorporar elementos multimídia, como imagens e vídeos, para oferecer uma experiência mais rica aos visitantes do site.

Crie conteúdo original que agregue valor aos seus usuários. Evite copiar ou duplicar conteúdo existente, pois o Google valoriza e classifica melhor o conteúdo exclusivo. Certifique-se de que seu conteúdo seja bem pesquisado, informativo e relevante para o seu público-alvo.

3. Link Building para colocar seu site no topo do Google

Outra estratégia de SEO é o link building. A saber, os links são utilizados pelo Google como indicadores de autoridade e relevância de um site. Então, quanto mais links de qualidade apontando para o seu site, maior será a sua autoridade nos olhos do Google. 

Sendo assim, é muito importante buscar parcerias e oportunidades para conseguir backlinks de qualidade de sites de grande veiculação, além de compartilhar o seu conteúdo em redes sociais e fóruns relevantes para gerar links naturais.

4. Otimize a estrutura do seu site

É importante, ainda, otimizar a estrutura do seu site para melhorar a experiência do usuário. Assim, certifique-se de que ele tenha uma estrutura clara e intuitiva, com URLs amigáveis, títulos e descrições meta otimizadas, além de uma velocidade de carregamento rápida. 

O Google considera fatores de usabilidade ao determinar os rankings, então é fundamental oferecer uma boa experiência ao usuário. Principalmente no que diz respeito à otimização para dispositivos móveis, pois hoje a maioria das pessoas navega na web pelo celular.

Rodar no celular é essencial para colocar seu site no topo do Google- Reprodução Pexels
Rodar no celular é essencial para colocar seu site no topo do Google- Reprodução Pexels

Esteja sempre alinhado às mudanças para colocar seu site no topo do Google

Por fim, é importante acompanhar os resultados e fazer ajustes constantemente. Utilize ferramentas de análise de dados, como o Google Analytics, para monitorar o desempenho do seu site, identificar problemas e oportunidades de melhoria. 

Afinal, o SEO é um processo contínuo e estar atento às métricas e tendências ajudará a otimizar continuamente o seu site e mantê-lo na primeira página do Google. Lembre-se de criar uma estrutura sólida de links, com links internos e externos e buscar parcerias com sites de grande veiculação para conseguir backlinks com frequência.

Também é importante investir em conteúdos evergreen e, no caso de notícias quentes, atualizá-las constantemente, uma vez que o Google prioriza a veiculação dos artigos mais atuais na hora de mostrar os resultados.

Gostou de saber como e porque colocar seu site no topo das páginas do Google? Agora coloque essas dicas em prática e aumente suas vendas sem precisar investir muito!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *