Como perder barriga em casa e rápido: veja exercícios e dietas simples de fazer

Como perder barriga- Reprodução Pexels

Nem sempre estamos satisfeitos com nosso reflexo no espelho, às vezes um pequeno detalhe, como uma flacidez ou uma gordurinha, nos deixa incomodados e infelizes. Assim, muitas vezes até vamos em busca daquela receitinha de como perder barriga, como eliminar uns quilinhos ou como firmar uma parte ou outra do nosso corpo. Entretanto, nos deparamos com sugestões de dietas caras e exercícios complicados e acabamos desistindo.

Cabe ressaltar que essa insatisfação pode trazer reflexos negativos para nosso dia a dia, e impactar vários setores da nossa vida.

Diante desse contexto, é muito importante encontrarmos a solução para o problema, acima de tudo, buscarmos soluções viáveis, que encaixe no nosso padrão de vida.

E quando se trata de encaixar em nosso perfil, temos que levar em consideração tanto a disponibilidade de tempo, quanto a questão financeira.

Pensando nisso, trouxemos algumas sugestões de como secar a barriga sem se sujeitar às dietas caras e difíceis e nem aos exercícios que exigem aparelhos sofisticados. 

Então pega lápis e caderninho e vem conosco até o final deste artigo, anotando cada dica, elas são valiosas.

Como perder barriga de forma rápida sem dietas caras e complicadas 

A gordura abdominal incomoda tanto homens quanto mulheres, e isso faz com que muita gente prejudique a própria saúde, em busca de dieta para perder barriga.

Além disso, na maioria das vezes não obtém o resultado esperado, acabando por gerar ainda mais frustração.

Antes de mais nada, queremos lembrar que acreditar que uma dieta para dar resultado tem obrigatoriamente que ser restritiva é um mito. Muitas vezes, o segredo pode estar justamente na inclusão de alguns alimentos. É o caso dos alimentos termogênicos, eles têm o poder de acelerar o metabolismo e ajudar a eliminar gordura da barriga. 

Outra dica de como secar a barriga é a ingestão de alimentos que contenham grande quantidade de fibra solúvel e seja rico em proteínas. Afinal, esse tipo de alimento aumenta a sensação de saciedade, controlando a fome durante o intervalo das refeições.

Cabe ressaltar que, embora não haja necessidade de restrição, diminuir o consumo de certos alimentos também vai auxiliar no processo de perda de volume abdominal. 

Aprenda como perder a barriga com a inclusão de alimentos termogênicos

Os alimentos termogênicos podem ser seus maiores aliados na busca por um abdômen mais bonito. Sendo assim, procure incluir em sua alimentação diária alimentos dessa categoria, a exemplo da cúrcuma, da pimenta, ou ainda do cacau e da canela. 

Pimenta é um ótimo alimento termogênico para ajudar a secar a barriga- Reprodução Pexels
Pimenta é um ótimo alimento termogênico para ajudar a secar a barriga- Reprodução Pexels

Dessa forma, você vai acabar acelerando seu metabolismo e resultando num aumento de 10 a 15% no gasto de energia. Isso vai possibilitar uma queima maior de gordura corporal e consequentemente sendo a melhor dieta para perder barriga de forma rápida.

Acrescentando alimentos ricos em fibras

O acréscimo de alimentos que contenham abundância de fibras solúveis a sua alimentação vai tornar o processo de perda da barriga ainda mais rápido. Sobretudo, porque ele vai prolongar a sensação de saciedade, criando uma espécie de gel que acaba por atrasar o processo natural da digestão.

O aconselhável é que se acrescente ao menos uma porção desses alimentos a cada refeição diária. Você pode optar por sementes, frutas, farinhas, o importante é a presença da fibra em todas as refeições. Aqui destacamos: 

  • Linhaça;
  • Brócolis;
  • Maçã com casca;
  • Feijão;
  • Aveia;
  • Abacate, entre outros.
Maçã, brócolis e outros alimentos ricos em fibras: ótimas opções para queimar gordura abdominal- Reprodução Pexels
Maçã, brócolis e outros alimentos ricos em fibras: ótimas opções para queimar gordura abdominal- Reprodução Pexels

Lembre-se de beber bastante água, pois as fibras só fazem o devido efeito quando combinadas à ingestão de líquidos (principalmente a água) em abundância. Aliás, o ideal é tomar entre 2 e 3 litros de água por dia, dependendo do seu peso corporal.

A proteína como aliada para secar barriga

Os alimentos ricos em proteínas, além de ajudar seu organismo a liberar o hormônio peptídeo, que favorece o emagrecimento, por causar diminuição do apetite, auxilia também na manutenção da massa muscular. 

Além disso, o tecido muscular tem um gasto mais elevado de energia e acaba acelerando o metabolismo.

Os vilões que atrapalham você perder a barriga 

Conforme mencionamos anteriormente, para perder a barriga de forma rápida e simples alguns alimentos precisam ser reduzidos. Entre esses alimentos, destacamos o açúcar nas suas mais diversas apresentações, até mesmo os escondidos em vários alimentos. Principalmente o açúcar refinado, cuja absorção é mais rápida e completa que o cristal ou o mascavo, por exemplo.

Também podemos citar o trigo, uma vez que após a sua ingestão vai acabar se transformando em açúcar dentro do nosso organismo. Dessa forma, evitar os carboidratos simples, presentes em alimentos feitos com farinha de trigo branca é essencial para quem quer secar a barriga.

Exercícios fáceis para perder a barriga 

Além da dieta, é essencial a prática de exercícios para perder barriga. Movimentar-se é crucial nesse processo, independentemente do seu peso. 

A prática de exercícios, ao menos três vezes por semana, ajuda a desenvolver a musculatura, e como já dissemos, isso aumenta o consumo de energia e acelera o metabolismo.

Vale lembrar que para praticar exercícios para perder a barriga você não tem necessariamente que frequentar uma academia, ou mesmo sair de casa.

Separamos alguns exercícios simples de fazer, com resultados eficazes e que além de secar sua barriga vão trazer firmeza e definição.

Usando o agachamento para eliminar a pancinha

Você pode até estar se perguntando: mas agachamento não trabalha bumbum e coxa? E a resposta é sim. Porém, o gasto de energia com dois grupos musculares tão grandes vão queimar gordura do corpo todo e junto também vai a gordura abdominal.

Inicialmente, você pode se levantar e agachar apenas, mas assim que ganhar força muscular pode começar a saltar a cada vez que levantar. Isso, além de gerar um gasto energético no momento da execução, ainda continua consumindo energia pelo aumento de tecido muscular.

A caminhada e a corrida vão deixar a gordura na poeira

Para aqueles que têm uma esteira em casa basta praticar por alguns minutos diários. Alternando tempos de aceleração com tempos de descanso.

No entanto, o fato de não ter uma esteira não é motivo para desistir. Você pode simular corrida e caminhada se movimentando no lugar e obter os mesmos resultados.

Ou melhor ainda, correr ou caminhar de verdade é sempre uma excelente opção. Inclusive, no caso de quem quer queimar a gordura abdominal, uma dica matadora é caminhar por 3 minutos e correr por 1 minuto e meio. Com isso, você acelera a queima de gordura principalmente na região da pochete.

Abdominal em V

Para quem não sabe o que é o abdominal em V, esse é um exercício que você vai sentir a sua  barriga secando. Então, para executá-lo, basta deitar em um colchonete com a barriga para cima, em seguida levantar o tronco e as pernas a uma pequena altura, realizando os dois movimentos simultaneamente.

Para acelerar o resultado, sugerimos realizar movimentos para as laterais do corpo utilizando algum peso, que pode ser um quilo de arroz por exemplo.

Abdominal em V para perder barriga rápido- Reprodução Pexels
Abdominal em V para perder barriga rápido- Reprodução Pexels

Pedalar é ótimo para quem quer perder barriga

Pedalar, seja em uma bike de verdade, seja em uma ergométrica, é um excelente exercício para quem quer perder calorias e secar a gordura abdominal. Então, faça ao menos meia hora de pedalada por dia e você verá como vai ganhar rapidinho aquele tão sonhado shape.

Aliás, uma dica para quem quer potencializar o efeito dos exercícios de musculação é pedalar por 15 minutos antes do treino e 15 minutos depois.

Treinão Hiit

Quem quer secar mesmo a barriga, pode fazer aquele treinão aeróbico e cardio, que acelera o coração, sobe a temperatura e ajuda a queimar muita gordura: o HIIT (High Intensity Interval Trainning), ou Treino Intervalado de Alta Intensidade.

Esse tipo de treino virou febre nos últimos tempos e você pode fazer em casa por alguns minutos diários. Assim, esse método consiste em fazer o corpo trabalhar próximo à sua capacidade máxima por um tempo, ou seja, com o coração acelerado acima de 80% de sua capacidade total, e descansar a intervalos regulares.

Esse período de descanso pode ser parado ou fazendo algum exercício mais leve. Inclusive, sabe aquela dica de antes, de caminhar e correr a espaços intercalados de tempo? Pois bem, ela se enquadra na categoria HITT.

Além dele, você pode fazer treinos intercalando polichinelos, abdominais, agachamentos, etc. Sempre intervalando com períodos de descanso. Você pode começar com 30 segundos de exercício intenso e 15 de descanso. Então, vá aumentando à medida que ganha resistência.

Lembre-se de que equilíbrio é a chave para perder barriga

Algo muito importante a se ressaltar é que não existe uma fórmula mágica para secar a barriga. Em vez disso, é preciso uma junção de boa alimentação, exercícios regulares, hidratação em dia, enfim. Quanto mais saudável for a sua rotina, mais fácil será perder gordura abdominal sem ficar com flacidez.

Então, agora que você já sabe como perder barriga com exercícios fáceis e dietas tranquilas, coloque tudo em prática e xô pancinha!

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